sábado, 13 de abril de 2013

Mistérios da Pasta Americana

Como prometido, estou postando sobre o trabalho com pasta americana e para começar vou relatar minha experiência.
Conheci a pasta americana através do Instituto Universal Brasileiro( IUB) e comprei um curso para melhor aprender. O curso é muito bom e recomendo para quem tiver interesse. Além das apostilas, vc pode ver as aulas pela internet e ainda vem com material (formas, moldes) para o começo.
A partir daí, segui o caminho pois resolvi fazer eu mesma a decoração do batizado do meu filhote.
Pra começo de conversa, me lançei a fazer um bolo decorado com pasta americana, mas o bolo falso. Não me senti segura pra lidar com o bolo verdadeiro e ainda ter que colocar tudo fora caso desse errado. rsrsr.
Enfim, fiz um bolo com duas camadas com moldes de isopor e anjinhos de pasta americana. Muitoooo cute. Fotos, fotos:

Cobri as formas de isopor com pasta americana tingida de azul




No detalhe, o anjinho feito de pasta americana e que foi sentado no topo do bolo ao lado das estrelas. Fiz as asinhas com papel mantiega.



Depois do bolo feito, me senti realizada pois foi um trabalho intenso pra ficar como eu queria. E como falei antes, depois o bolo serviu pra decoração de um aniversário de um aninho, que eu substituí os anjos pelos palhaços das fotos:

.



Na internet encontrei muitas dicas de como trabalhar com a pasta americana e "colo" aqui parte do que achei:

Tem início a nossa maratona shakespereana sobre a pasta americana! Se você quer me matar é só tirar a cobertura de pasta americana de cima de um cupcake meu, jogar no lixo e comer o resto. Argh!!! Isso me mata!!! Aquela cobertura linda que eu passei horas desenvolvendo, desenhando e tal no lixo!!!
Apesar de linda a decoração com pasta americana em sua maioria não é gostosa. Eu sei, eu sei... vou dar um desconto!!! Mas na busca da pasta perfeit
a me deparei com essa que é atribuída a Marta Balina e executada por grandes nomes do “universo bolístico” no Brasil como Flávia Millás, Sandra Dias... De longe é a melhor que eu já e experimentei pois se assemelha ao marzipã (olha a blasfêmia!!!). Se você for optar por comprar pronta use da Arcolor, não estou ganhando nada nem fazendo propaganda mas sem dúvida é a de melhor qualidade e a mais fácil de se trabalhar. Vamos ao meu top-top . A essa altura você já percebeu que eu me amarro nisso!!!
16 coisas que você precisa saber sobre pasta americana para não se desesperar e desapontar logo de cara!!!
1) Umidade: a pasta americana é extremamente sensível a umidade e NÃO pode ir a geladeira e muito menos pode ser aplicada em superfícies geladas ou que dessoram (creme de leite, chatilly e doces muito moles tipo brigadeiro molinho, creme de confeiteiro...). Tenha em mente que a pasta americana é “inimiga” da umidade.
2) Glucose: A glucose utilizada na receita é a glucose branca. Karo é glucose? É. Mas é mais liquida e amarela o que a torna inapropriada para nossa receita.
3) Aplicação: Presta atenção!!! Toda a operação tem que ser muito rápida a pasta americana após aplicado seca em menos de 30 minutos portanto tenha sempre a mão plásticos para cobrir a pasta ainda não utilizada e sobrinhas. A pasta feita para cobrir o cupcake, deve ser utilizada prontamente: fez a pasta, cubra o cupcake imediatamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode "rachar" com mais facilidade. Organização aqui é fundamental! Deixar todos os cortadores, marcadores e o que mais for utilizar a mão e prontinhos para usar.
4) Validade e armazenamento: As sobrinhas devem ser guardadas em saco plástico bem fechado (enrole bem em plástico filme e depois coloque em um saco tipo ziploc e tente tirar o máximo de ar do saquinho) e em local seco e fresco. A durabilidade é de aproximadamente 1 a 2 meses. Não a coloque na geladeira, pois a pasta é extremamente sensível à umidade. Estou sendo repetitiva com esse lance da geladeira, eu sei! Mas a gente tem mania de conservar tudo na geladeira o que torna o processo quase mecânico!
Só por curiosidade um cupcake coberto com a pasta americana dura 3 dias fora da geladeira.
5) Re-utilização: A pasta que sobrar, pode e deve ser re-utilizada desde que armazenadas como no tópico anterior. Para reutilizá-la é simples, possivelmente estará mais sequinha e mais durinha, coloque-a de 5 segundos no micro-ondas, e junte um “trisquinho” da margarina que usou para fazer a pasta e amasse bastante até voltar a ter a mesma textura. Se ainda estiver muito dura repita o processo. Adicione a margarina só se estiver muito dura do contrario só a sova após os 5 segundos já será o suficiente. Não precisa adicionar mais açúcar, hein?!
6) Tingimento: basicamente existem três maneiras de colorir a pasta.
- Corante em gel: o método mais tradicional e o mais utilizado. O corante em gel é bom pois é muito concentrado e não “desanda” a pasta.
Como fazer: Pegue um palito de dentes molhe a ponta no corante e junte-o à pasta, em várias partes não concentre em um só lugar para facilitar o trabalho. Sove bem até incorporar todo o gel, tingindo a pasta. Repita o processo até obter a cor desejada.
Para as cores claras: deve-se tomar o cuidado de não colocar gel demais, porque a cor poderá ficar mais escura que o desejado. É mais fácil arrumar uma cor super clara do que uma já escura.
Para cores escuras: cores escuras como o preto, o vermelho, azul marinho e o marrom precisamos de uma quantidade maior de corante.
***Atenção: As cores se acentuam após 5 minutos em repouso portanto se você achar que já chegou perto da cor dê uma pausa antes de adicionar mais corante.
Faça anotações de como você chegou e tal cor tipo rosa framboesa ou tons de pele para que da próxima vez possa chgar bem próximo da cor baseado na sua experiência.
Tinja de uma vez só tudo o que você vai precisar para garantir a fidelidade da cor.
- Corante líquido: utilizado apenas com aerógrafos.
- Corante em pó: o dourado, prateado e perolado, amarelo para fazer o interior das flores... existem apenas na versão em pó. O pó é insolúvel em água e não se incorpora a pasta. Para utilizá-lo devemos diluí-lo no álcool de cereais, vodka, gim ou qualquer outra bebida alcoólica branca e aplicar com um pincel. O bom dessa técnica é que, devido ao uso do álcool, a tintura seca muito rápido.
7) Cola: Presta atenção que tem pulinho do gato na hora de colar!!!
- Para colar a pasta no cupcake podemos usar doce de leite, geléia, buttercream ou ganache.
- Para colar a decoração feita em pasta americana sobre o cupcake, coberto também com pasta, aplicamos água com um pincel em pequena quantidade, isso desde que a decoração que esteja sendo colada ao cupcake não esteja seca!!!
- Para colar decoração seca apenas o glacê real poderá servir de cola. Devemos colar com glacê real, as figuras, flores ou qualquer outra decoração feita em pasta americana que já estejam secas na hora da aplicação.
- Para colar a decoração em ganaches, buttercream e brigadeiros. A decoração deve estar seca e depois é só colocá-la. Não é necessário o uso de cola a decoração adere imediatamente a cobertura.
***Atenção: Não use cola de cmc pois ela facilita a cultura de bactérias.
8) Gordura: Nunca substitua a margarina forno e fogão por gordura hidrogenada.
9) Espessura: Não abra a massa muito fina. A massa tem que ter uma espessura de no mínimo 5mm para sustentar a decoração.
10) Temperatura: O cupcake, já recheado, deve estar totalmente resfriado quando for coberto com a pasta americana. Depois de decorados mantenha os cupcakes em locais secos e frescos. O excesso de umidade pode fazer a massa suar. Em locais muito seco adicione 1 colher de café de glicerina a massa e em locais muito úmidos adicione 1 colher de café de cmc a massa.
11) Transparência: a pasta americana é translúcida. Ou seja qualquer imperfeição vai aparecer no cupcake.
12) Rachaduras: Se pequenas rachaduras aparecerem esfregue um pouquinho, delicadamente, com a ponta dos dedos ou rolinho a pressão e o calorzinho desfaz as pequenas rachaduras. Não use água!!! A água em excesso dissolve o fondant! Se a rachadura persistir você pode untar levemente os dedos com a margarina e alisar a rachadura até desaparecer. Tenha em mente que as rachaduras acontecem por 3 motivos: Demora em aplicar a pasta, a pasta foi aberta muito fina ou a pasta foi aberta muito grossa.
13) Limpeza: O local de trabalho tem que estar limpérrimo!!! Qualquer sujeirinha vai colocar todo o seu trabalho a perder!!!
14) Petequinha: Faça uma “petequinha” de amido de milho para ajudar a povilhar finamente a área de trabalho na hora de sovar ou abrir a pasta e povilhar cortadores e gummies. Aprenda a fazer no final do post.
15) Sudorese: A pasta americana as vezes fica suada! Hahahahaha.... ao menor sinal de umidade ela fica suada! E não tem dove que resolva o suadouro da pasta! Então o lance é trabalhar no clima mais fresquinho possível e rezar para dias mega úmidos e chuvosos não estragarem o nosso trabalho. Tem um truquinho ou outro mas no pau da goiaba só a Nossa Senhora do Confeito Perfeito ajuda nessas horas.
16) Astral: Não faça do uso da pasta americana um calvário. Fique tranquila e se divirta pois é uma boa terapia. Se não der certo logo da primeira vez. Calma! Não desista! A pasta americana é trabalhosa e cheia de frescurinhas. Tem coisa que a gente só aprende na marra mesmo, na máxima da tentativa e erro. A pasta americana dá um up nas decorações de bolos, cupcakes, bicoitos... leva todo o nosso trabalho a um outro nível. Portanto, relax! E mãos a obra!!!



A pasta americana eu comprei pronta na minha cidade, na cor branca, e tingi conforme precisei mas sei que na maior parte das cidades, vc pode comprar já tingida, que é bem mais prática!!!! E os moldes, extrusores, rolos para esticar a massa podem ser adquiridos em lojas de materiais para confeiteiros.

Ah, o meu bolo seguiu adiante depois do batizado para um aniversário de um aninho, sendo que eu substituí os anjos por palhacinhos e que ficaram muito cuteeeeees. hehe. A pasta tem boa durabilidade e foi bem aproveitada, principalmente depois do trabalho que me deu. rsrsrsrsrs.

Vou deixar mais imagens de bolos com pasta america para vcs se apaixonarem pela arte:





E para dar mais ajudinha, aqui tem um PAP para decorar bolos bem legal: http://cozinhadoquintal.blogspot.com.br/2011/09/cobrindo-um-bolo-com-pasta-americana.html
Beijos cutes e mãos à obra!!


14 comentários:

  1. Você teve um baita trabalho para fazer esse post e ninguém comentou? Eu não creio..rsrsrs
    Está muito bom e tirou a minha principal dúvida. Com guardara sobra de pasta.
    Muito Obrigada.
    Seu blog muito legal.
    Beijos.
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. muito bem explicadinho! sou uma mae curiosa que adora fazer tudo nas festinhas da familia e minha principal fonte de pesquisa sao os blogs de quem ja passou por onde eu quero passar...rs muito obrigada pelas dicas! vou fazer borboletinhas de pasta para decorar meus cupcakes!!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por arte... Tudo que envolve a arterapia como costumo dizer rs eu faço... e se aventurar com bolo fake com pasta americana está sendo fantástico. Mas pra iniciantes...já viu... dúvidas e mais dúvidas. Você explicou muito bem e ficou muito claro. Obrigada por compartilhar os seus conhecimentos.

    Alessandra Lopes

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Dicas super importantes...Blog maravilhoso...
    Vou tentar..depois conto minha experiência..rsrs..
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá preciso fazer 100 rosas para colocar no cup cakes. Elas tem que ser feitas antes pois, não vou dar conta de fazer em 3 dias, tenho outras coisas para fazer. Com quanto tempo de antecedência poso fazer e como posso armazenar. Lembrando que estarei fazendo o evento em janeiro. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Tem como eternizar bolo fake de pasta americana?

    ResponderExcluir
  7. Achei os seus ensinamentos utilíssimos,muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Achei os seus ensinamentos utilíssimos,muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Quanta dica boa... muito obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana, me ajudou Muito, tirando várias dúvidas que até então possuía. Grata.

    ResponderExcluir
  11. Tenho que fazer 100lacinhoz da minnie quantos dias antes posso fazer????

    ResponderExcluir
  12. Você é super prática, objetiva e direta. Amei seu trabalho. Ficou lindo. Parabéns.

    ResponderExcluir