quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Projetando um guarda-roupa


Vamos à escolha? Qual desses closets você prefere? KKKKKKK


mcx-satc-35164419


Carries-closet-SatC-2-2-611x343

Olá,

Eu ficaria feliz com qualquer um deles, heheh.
Sabe que como muitas mulheres também sofro do mal da falta de espaço no guarda-roupa. Não sou dessas sortudas que tem um closet pra chamar de seu, kkkk. Eu e o marido elegemos um dos quartos da casinha para ser o quarto de vestir e de hóspedes (????) e assim ficou; lá temos uma grande guarda-roupa desses sob medida que já está pequeno, heheh.
Mas meu sonho mesmo é ter um closet de verdade, o que tão cedo não vai acontecer pois depende de mega obra na casa.
Enquanto isso não vem vou me valendo do ditado que diz: se a vida te der um limão, faça uma limonada.
Como nosso quarto é grande e me neguei a colocar um guarda-roupa, sob pena de nunca mais ter meu projetado, vou pesquisando como melhor aproveitar o espaço desse local.
Como já falei muitas vezes, projetar é muito legal e requer um bom investimento. Se você tem condições, faça! Não vai se arrepender.
E se a grana tá curta, não desanime. Dá pra se virar sozinho.
Muitos blogs de especialistas em decoração e projetados nos ajudam nesse momento mais complicado, heheh.
Trago aqui algumas idéias e dicas sobre isso, em especial o que preciso pra mim, que é o aproveitamento do espaço que tenho no meu quarto para colocar um móvel sob medida.
(Lembro bem das aulas do Prof. Paulo (Escola Criart, Porto Alegre), quando projetamos o guarda-roupa e suas sábias orientações.)

Lição 1:

Comece por um levantamento do quarto. Ele deve conter todas as medidas do ambiente, inclusive de portas janelas, tomadas, interruptores, rodapé, etc.

Lição 2:

Depois, é importante que sejam consideradas todas as necessidades principais: vestidos longos, se tem muitos ternos, quantos sapatos mais ou menos, etc.). É importante dividir o armário em três partes: inferior, superior e maleiro.Na parte inferior, o ideal é alocar calceiros, sapateiras e gavetas

Considere nesse momento essas dicas sobre medidas:

Maleiro - Compartimento localizado na parte mais alta do armário, o maleiro pode acomodar malas e edredons e pode variar em função do pé-direito da casa, tendo em média 45 cm de altura, para outros usos pode ser dividido ao meio.

Prateleiras - Um bom espaço para colocar as prateleiras é na parte central da porta do armário devido, a melhor visão e mais fácil acesso. Nelas podem-seguardar diversas coisas, como: lençóis, toalhas e blusas dobradas; bolsas e caixas. A altura e forma de compartição é bastante variável, dependendo do uso que terá. Prateleiras……………………………………….......………..h=30cm<?xml:namespace prefix = o />

Cabideiro - Na parte superior, o melhor é colocar um cabideiro em dois terços do espaço e reservar o restante para prateleiras, para onde devem ir malhas, bolsas, moletons, toalhas e roupas de cama, se necessário. O cabideiro deve ser instalado em média a 1,80 m do piso, podendo variar de acordo com o usuário.

Ternos / Camisas……………………………………….…....h=de 95cm a 110cm

Casacos / Saias…………………………………………........h=115cm

Vestidos Longos……………………………………….....….h=150cm a 165cm

Calceiro
Esse espaço é destinado para pendurar calças - altura de 70 cm a 80 cm.

Gavetas - há infinitas maneiras de formatos e localização. Elas são muito úteis para camisetas, roupa íntima e acessórios e podem chegar até a parte mais baixa do armário pois, ao abrí-las temos visão e acesso total ao seu conteúdo. Uma altura ideal é de 18 cm, mas é bom destacar que essa medida pode variar muito de acordo com uso escolhido. Élegal, e muitas vezes importante criar gavetas de uso exclusivo para certas peças como: meias, peças íntimas, cachecóis, luvas e gravatas; e para elas a largura da gaveta geralmente diminui. Para guardar as bijouterias uma gaveta “fininha”, altura de 12 cm, é o ideal.

Gavetas normais…………………………………….......……h=20cm…l=45cm

Gavetas para Roupas Íntimas……………….……….........….h=15cm

Gavetas pra Roupas de Inverno………………………............h=35cm

Espaço para trilho das gavetas………………………….........l=1,5cm

Sapateiro - com o uso de bandejas deslizantes de 65 cm de largura, é possível acomodar uma média de seis pares de sapatos.A altura entre as bandejas varia entre 12 cm para calçados baixos e 20 cm para calçados mais altos.

Profundidade - A profundidade padrão de guarda-roupa é de 60 cm.

Portas - Para usar portas de abrir, o espaço de circulação em frente ao armário deve ser maior que 1 metro e cada folha deverá ter no máximo 60 cm de largura, se você não tiver esse espaço, opte pelas portas de correr (Se você optar por portas de correr saiba que será necessário espaço para os trilhos onde elas correrão. A cada duas portas, o trilho terá de 5 a 8 cm de profundidade). Também é legal embutir um espelho em uma delas inteira.

É bom manter duas divisões básicas. Uma menor com cerca de 150 centímetros de altura e outra mais larga com 120 centímetros de altura. (http://diariodeumape.blogspot.com.br/2013/05/como-projetar-um-guarda-roupas.html)

Lição 3:

Faça uma pesquisa pesquisa de formas e design; tipo o que você gosta mesmo e o que pode pagar também (sejamos realistas!!).

Com essas dicas você pode ter um móvel bem legal e adequado as suas necessidades.

Aqui tem umas imagens super das divisões de uma guarda-roupa :
 
Tudo no lugar

 
 
 
 
 
 
 
P.S. Coloquei esse pra chamar a atenção a fita de LED usada na prateleira e que é maravilhosa porque facilita na visualização das peças
 
 
491241 Modelos de divisórias internas guarda roupas planejados fotos 5 Modelos de divisórias internas guarda roupas planejados, fotos
 
 
P. S. de novo: Amei esse armário pois é ótimo exemplo de aproveitamento de espaço com projeto em L
 
 
 
Assim, people, se deliciem e mãos à obra.
Na próxima postagem vou trazer umas idéias legais para quem quer um closet ou guarda-roupa alternativo. Me aguardemmmmm!
 
beijos cutes

Nenhum comentário:

Postar um comentário