quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vale a leitura: As paisagens da alma!!!




Olá, pessoal

Hoje trago pra vocês uma mensagem linda de viver que foi publicada no blog Passarinhos no Telhado, da minha querida Sheila (Amuuuu esse blog).
Não resisti e reproduzo na íntegra a postagem ali colocada pois me fez pensar em muitos momentos da vida, do dia e da noite; lembranças, cheiros, amores, dissabores, coisas da vida bem vivida.
Afinal, se a felicidade é uma constante nos nossos dias, ela também passa pelos momentos difíceis, mas o que importa é a certeza de que tudo passa e que o aprendizado nos deixa mais sábios para enfrentar o que nos aparece cada dia.


As paisagens de dentro...

“A alma é uma paisagem. Ou melhor, paisagens. Paisagens são feitas com campos, florestas, montanhas, rios, mares, nuvens – ‘coisas’ que existem fora de nós, que os sentidos percebem e nós lhes damos nomes. As paisagens da alma, entretanto, não são feitas de ‘coisas’. São feitas de sentimentos. E os sentimentos, não temos como dizê-los, os sentidos não conseguem fotografá-los. Então um ‘artista’ que mora dentro da gente, o tal de Inconsciente, lança mão de um artifício: ele veste os sentimentos da paisagem de dentro com as coisas da paisagem de fora. Um medo muito grande aparece como um precipício; o tédio se parece com uma chuva persistente em meio as brumas; Vingança? Um tigre; A perda de um amor? Um velório. E a experiência de liberdade? Você nunca voou nos sonhos? Dessa forma, o ‘artista’ torna visíveis as paisagens da alma por meio de metáforas. O ‘artista’ além de ser pintor é também poeta. Os sonhos são efêmeras visões das paisagens da alma, as paisagens que fazem a nossa pele do lado de dentro, o lado do coração. Quando a gente vê uma paisagem de fora e se emociona, a emoção não vem da paisagem de fora. Vem é da paisagem de dentro. Geralmente se pensa que a função dos psicanalistas é curar doenças da alma….O que acho é que eles são os guias que nos levam a visitar as paisagens da alma que nós mesmos desconhecemos. Bosques escuros, mares profundos, montanhas cobertas de neve, campos floridos, cemitérios…Essa aventura nos conduz por experiências de tristeza e beleza. E isso nos torna mais sábios. A sabedoria é uma forma de cura.”




beijos cutessss

Nenhum comentário:

Postar um comentário