quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Um xodó: Letras Decorativas

 
 
Olá, pessoal Pra variar, um pouquinho sumida, mas não esquecida do meu amor por esse blog.
Sabe, às vezes a vida engole o tempo da gente e quando se percebe passou um mês ou mais.
 Como eu conjugo vida profissional, a vida de mãe de um pequeno de dois anos (meu lindinhooooo) e esposa de um maridão muito "legal" (nada de ficar fazendo propaganda), aí já viu.
Mas fora o xororô, vou confessar pra vocês que nessas minhas andanças pela internet, descobri que eu sou uma baiana disfarçada de gaúcha, hahaah.
Amuuuu tudo que vem da Bahia e arredores e na verdade, amo o colorido das coisas de lá. O artesanato, as cores, essa coisa natural me enche os olhos.
Não estou desfazendo do meu amado Rio Grande do Sul, mas as influências da Bahia me enchem a alma e não posso negar, não!!!
Digo isso, porque conheci vários blogs por aí e me enchi de inspiração para dar um up nos meus planos, mas isso só vou contar mais adiante.
Enfim, hoje trago pra vocês um blog que me apaixonou muito (entre tantos): O Ateliê Casa de Maria, da linda e blogueira Eva Mota (http://www.ateliecasademaria.com.br)
Xeeente, baianérrima e apurada nos gostos, o blog dela é um arraso, tem muitas idéias interessantes e o papo é mega aconchegante.
Conselho: passem por lá: e sejam felizes!!!
Pra dar um gostinho de quero mais, vou falar das letras decorativas.
Verdade que elas invadiram as casas e dão um toque muito especial à decoração. Tem letra de tudo que é jeito e material: madeira, tecido, papelão, com luz ou sem luz, em painel ou na parede direto, na estante, ahhhhhh.
Mas às vezes a gente quer muito uma letrinha dessas pra chamar de nossa e falta tempo ($$$$) pra ir atrás da bendita.
Para as meninas e meninos (o blog é pra todos!!!) que amam um DIY, faça você mesmo, etc, a Eva Mota postou uma idéia megaaaaa legal.
 A Eva descobriu há cerca de dois anos, o site Mr. Printables(http://www.mrprintables.com/), quando dava aulas para crianças. O site é cheio de atividades pra baixar e montar, brinquedos pra produzir, decoração pra festas e casa. Tudo em papel para impressão.
Dei uma olhada e amei também!
Aí foi só baixar o arquivo com o alfabeto completo em PDF e em um só tipo de fonte. Ela achou melhor lançar o arquivo em um editor de imagens, separar as letras que queria e depois procurou uma gráfica para impressão em folha tamanho A3 no papel mais grosso e fosco que tinha lá.
 
Com as letras na mão, aí vem o PAP (Eva, copiei mesmo mas o crédito é todo deu!):
 
"Depois daí, foi recortar com a ajuda de um estilete bem afiado pra alguns pontos e pra tesoura em outros. Comecei a dobrar cada risco pontilhado ou não. O site não te mostra como montar, ao menos não achei e têm algumas letras que realmente são mais complicadas como a “G”, mas nada impossível. Naturalmente você vai vendo o que cabe e encaixando até ela sair completa. Primeiro, cola as junções pra dar o formato. Olha como vai ficar atrás. Nestas sobras, passa cola, tá bom? Agora é a vez das laterais. Dobra nas partes indicadas e vai encaixando na letra. Olha atrás como ficou: ela tá toda fechadinha. Agora é só colar o fundo como indica a imagem.
 
 
 
 
  Eu ia só pintar com tinta spray cobre. Gosto do prata, um pouco do dourado, mas adoro o cobre. Porém, queria um ar mais desgastado na letra, mais podrinho, sabe? Com uma cara de “ah, encontrei naquela indústria abandonada”. Certo, bem coisa de quem vive em NY, mas se nois num tem, nois inventa. Aí lembrei que tinha uma massa acrílica que é ótima pra fazer texturas. Além disso, as letras já tão estavam tão lisinhas assim. É que com as tentativas de colagem, o dedo sujo de cola vai grudando e formando pequenos gominhos. Adorei esta textura mais grosseira. Aí só lambuzei o dedo na massa e saí passando pelas letras, num mesmo sentido vertical.
 
 
 
Foi bom também porque pode cobrir os encontros do papel. E a tinta escolhida, foi este cobre lindo com cobertura bem legal. A massa seca e fica plástica, firme, tirando a cara de papel da letra. Desci pro play pra brincar, digo, pintar, já que usar spray em lugar pequeno é de #shorar! Apliquei duas demãos, esperei secar e apliquei ainda um restinho de verniz em spray fosco que tinha. E foi só! Fiz a nossa própria “Alegria!”"
 
 
 
 
 E aí, gostaram? Facinho, facinho, hahah!
Vamos à luta, então! beijos cutes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário