segunda-feira, 12 de maio de 2014

Gavetinhas da cozinha merecem atenção!



Olá,

Seguindo com minhas aventuras pela cozinha, entendi que era muito necessário uma postagem sobre a organização das gavetas, pois haja que a gente arruma, arruma e elas estão sempre daquele jeitinho "bagunçado", especialmente para quem, como eu, ainda não tem o sonho dourado da cozinha planejada.
Pois é, no meu caso, as gavetas não possuem os organizadores sob medida e sempre me virei como dá para manter a organização.
Por esses estava eu, colocando a louça no lugar e fiquei olhando para minhas gavetas e pensando: "Preciso dar um jeito nisso e bum! lá fui dar uma organizada na coisa.
E para as meninas que como eu, também forem picadas pelo bichinho da organização, vou começar dizendo que se na sua cozinha não há aquele organizador sob medida, não tem problema.

1 - Primeiro, limpe a gaveta com uma solução de água e vinagre, bem suave.

2 - Depois, se quiser, escolha um papel bem legal para revestir sua gaveta pois assim você dá uma novo ar a ela. E se não quiser, sem problema.
Também vai depender da escolha para a organizador da sua gaveta.

3 - Hoje no mercado existem inúmeros tipos de organizadores de talheres, desde aqueles mais conhecidos, com ou sem tampa, até os mais "in", com extensores para se encaixar as suas necessidades.
Aqui vão algumas sugestões:

http://www.abdallaimports.com.br/joseph/utensilios/organizador-de-gavetas-drawerstore/organizador-de-gavetas-drawerstore


 
 
 
organizador de gaveta/ cozinha
 
 
4 - E se você não encontrar o que busca mesmo, PROJETE o seu!!!!  Pense na sua gaveta e nas suas necessidades, recorra a uma loja especializada em materias de marcenaria, converse com o vendedor, repasse as medidas e peça os cortes dos encaixes. Depois é só usar pregos de aço para prender as divisórias nas gavetas e voilá!!!


nadiagonal1


Além das divisórias, também é importante a gente pensar exatamente como vai alocar todas as "cositas" que temos nas gavetas. E geralmente são muitas, rsrsr.

Para isso, aproveito a boa explicação do blog Organização e Arte http://organizacaoarte.blogspot.com.br/2011/08/organizando-as-gavetas-da-cozinha.html):

  • Primeira Gaveta
  • Coloque todos os talheres de mesa separados por função. De preferência arrume em um organizador de talheres. Hoje em dia, no mercado, existem vários tipos de organizadores de tudo que é tipo de material, tem com tampa, tem de acirlíco, de plástico. Não esqueçam de medir a gaveta antes de ir às compras, ok!!
  • Algumas empresas de modulados estão fazendo uns porta-acessórios gourmet que expõe as peças sem correr o risco de baterem umas nas outras...já vi algumas por aí, é um luxo só!!

  • Segunda Gaveta
  • Aqui vamos guardar os talheres maiores ( colheres, conchas, facas, espátulas, escumadeiras) e acessórios menores (abridores de lata, descascadores de legumes)

  • Terceira e quarta Gavetas
  • Podem acomodar os panos de pratos ,as toalhas de mesa, jogos americanos.Estes podem dividir o mesmo compartimento e aí você usa a quarta gaveta para colocar os cadernos e livros de receitas. Utilize um gabarito para dobrar os panos de prato, assim eles ficam todos do mesmo tamanho e otimizam o nosso espaço, que é precioso né.

Ah, mas aqui tem outra forma de disposição da organização das gavetas que achei muito interessante, principalmente para quem tem crianças postado no blog  Soluções Dom~esticas (http://solucoeslucymizael.com.br/como-organizar-cozinha-organizacao-dos-armarios-da-cozinha/)

  • GAVETAS: organizar talheres e utensílios de cozinha, panos de prato, papel toalha, papel alumínio, luvas.
  • Primeira gaveta os utensílios de preparo: faca de corte, fuê, espátulas, colheres de pau/silicone. Para quem tem criança em casa é melhor opção pois as facas de corte ficam no alto.
  • Segunda gaveta: talheres de mesa
  • Terceira gaveta: utensilio e talheres de servir
  • Quarta gaveta: luvas, utilidades, papel toalha, alumínio

Viu? Colocamos as facas na primeira gaveta ao invés da segunda para ficar longe dos pimpolhos e isso para mim foi um "bum" pois meu Gabi assim que teve alturinha já estava revirando as gavetas...


Claro, que por aí, existem muitasssss outras formas de organizar as suas gavetas mas pensei em um jeitinho bem básico para todo dia!!!


Beijinhossss cutes






  

Um comentário: